sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Exposição de Trabalhos

Entre os dias 25/10 a 11/11 deste ano, os alunos do 2º ano da apresentaram uma mostra de trabalhos realizados no Projeto “Anta, Onça e outros animais do Pantanal”. As professoras Maria da Glória Gonçalves Silva, Ana Aparecida de Souza Machado e Maria de Lourdes Silva receberam os familiares e a comunidade nas dependências da escola. O Projeto que visa o estudo e a conscientização sobre a preservação ambiental aborda a temática social através de leitura, interpretação e produção de textos de divulgação científica. O uso de materiais como vídeos, músicas, jornais, revistas e sites da internet promovem o interesse sobre o assunto. Os meninos e meninas durante aproximadamente quatro meses se empenharam neste desafio e mostraram aos visitantes o quanto entendem sobre o assunto do século: O cuidado com o planeta.











Projeto ler e escrever

No dia 09/11/2011, os alunos do 1º ano A da professora Ana Maria Quarentei e pais participaram do encerramento do Projeto Brincadeiras Tradicionais, onde alguns pais ensinaram as crianças, brincadeiras de sua infância, resgatando a valorização da nossa cultura através de jogos e brincadeiras tradicionais. Além de favorecer a participação dos familiares, aproxima-os da vida escolar de seus filhos, passando a serem colaboradores do trabalho desenvolvido. Ao longo do projeto as crianças aprenderam diferentes brincadeiras. No que se referem à aprendizagem do sistema de escrita, as atividades foram planejadas considerando a necessidade de que as crianças aprendam sobre as letras ao mesmo tempo em que observam e compreendem algumas funções da linguagem escrita dos textos e seus usos.





terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jornada de Matemática 2011

Mais uma vez a escola Gabriel mostrou seu potencial matemático e irá representar a Diretoria de Ensino de Itararé e a cidade de Itaberá na jornada de matemática, que se realizará na cidade de Sorocaba agora no final de outubro.
A jornada conta com várias etapas, sendo que a primeira aconteceu na própria escola de 14 a 28 de setembro para selecionar uma equipe representante da escola. Os vencedores saÍram da 4ª série b da professora Leila e são eles: Aguinaldo, júlio, Pedro, Gabriely, Brenda, Guilherme e Paulo, os “companheiros da matemática”, assim se denomina a equipe.
No dia 13 de outubro aconteceu a fase diretoria de ensino, onde a equipe venceu a escola engenheiro Maia e Agrovila III. No dia 14 de outubro foi a vez de vencer as escolas do jardim Santa Inês, bairro Tomé e da escola Padilha de Riversul.
Agora a equipe “companheiros da matemática” e a escola Gabriel aguardam ansiosos pela disputa na fase regional em Sorocaba.